sábado, 29 de novembro de 2008

PRÁTICA DE RÁDIO: ELIS REGINA


Roteiro para reportagem do programa Canta Brasil, em parceria com Jéssika Thaís.
Orientação de Luiz Paulo Machado e técnica de Luís Sales.


PROGRAMA CANTA BRASIL
especial ELIS REGINA

TEC: VINHETA CANTA BRASIL / 10’’
BG: CD/ELIS REGINA/FALSO BRILHANTE/1976/FAIXA 1/COMO NOSSOS PAIS

JÉSSICA TAÍS > BOA NOITE, AMIGO OUVINTE, ESTAMOS NO AR COM MAIS UMA EDIÇÃO DO PROGRAMA CANTA BRASIL. UM POUCO DE HISTÓRIA, CAUSOS, E É CLARO, O MELHOR DA MÚSICA PRA VOCÊ. BOA NOITE HENRIQUE.

HENRIQUE RIBEIRO > BOA NOITE JÉSSICA. BOA NOITE A TODOS. HOJE O CANTA BRASIL TRAZ UM POUCO DA HISTÓRIA DE UMA DAS MAIS IMPORTANTES PERSONAGENS DA MÚSICA BRASILEIRA, NÃO É , JÉSSICA?

JÉSSICA TAÍS > ISSO MESMO, HENRIQUE. HOJE NÓS VAMOS CONVERSAR SOBRE ELIS REGINA.

BG: CD/ELIS REGINA/FALSO BRILHANTE/1976/FAIXA 1/COMO NOSSOS PAIS

HENRIQUE RIBEIRO > ELIS REGINA CARVALHO DA COSTA NASCEU EM MIL NOVECENTOS E QUARENTA E CINCO EM PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL. ELA JÁ SE APRESENTAVA DESDE OS ONZE ANOS NA RÁDIO FARROUPILHA, CANTANDO NO CLUBE DO GURI.

JÉSSICA TAÍS > É ISSO MESMO, GENTE. ELIS REGINA ERA APENAS UMA MENINA BEM-COMPORTADA . ELA GRAVOU DOIS DISCOS DE BOLEROS E ROCKS ANTES DE SER CHAMADA DE “FURACÃO”.

HENRIQUE RIBEIRO > VAMOS OUVIR A CANÇÃO “DÁ SORTE”, DO DISCO, ESCUTEM SÓ O NOME, “VIVA A BROTOLÂNDIA”, DE MIL NOIVECENTOS E SESSENTA E UM.

TEC: CD/ELIS REGINA/VIVA A BROTOLÂNDIA/1961/FAIXA 1/DÁ SORTE

BG: CD/ELIS REGINA/FALSO BRILHANTE/1976/FAIXA 1/COMO NOSSOS PAIS


HENRIQUE RIBEIRO > APÓS ALGUNS DISCOS DE POUCO SUCESSO, ELIS VENCEU O PRIMEIRO FESTIVAL DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, EM MIL NOVECENTOS E SESSENTA E CINCO.

JÉSSICA TAÍS > O FESTIVAL, REALIZADO PELA TV EXCELSIOR, CONSAGROU ELIS NACIONALMENTE. A CANTORA INTERPRETOU “ARRASTÃO”, DE EDU LOBO E VINICIUS DE MORAIS.

HENRIQUE RIBEIRO > PIONEIRA, ELIS LANÇOU O PRIMEIRO DISCO INDEPENDENTE DO BRASIL, EM MIL NOVECENTOS E SESSENTA E SEIS, PELO SELO ARTISTAS. INTITULADO VIVA O FESTIVAL DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, O DISCO FOI GRAVADO AO VIVO DURANTE O EVENTO.

JÉSSICA TAÍS > VAMOS OUVIR AGORA “ARRASTÃO”, COM ELIS REGINA .

TEC: CD/ELIS REGINA/DOIS NA BOSSA VOL 1/1965/FAIXA 5/ARRASTÃO

BG: CD/ELIS REGINA/FALSO BRILHANTE/1976/FAIXA 1/COMO NOSSOS PAIS


JÉSSICA TAÍS > DESDE O SHOW SÓSIFOR AGORA, EM SESSENTA E QUATRO, ELIS JÁ TINHA GARANTIDO SEU LUGAR NA MPB. MAS FOI “ARRASTÃO” QUE MOSTROU PUBLICAMENTE SEU AMADURECIMENTO MUSICAL.

HENRIQUE RIBEIRO > DECOLANDO NA CARREIRA, ELIS FOI CONVIDADA PELA TV RECORD PARA COMANDAR O ESPETÁCULO SEMANAL “O FINO DA BOSSA”, COM JAIR RODRIGUES, ATÉ SESSENTA E SETE. DOIS ANOS DEPOIS, VOLTARIA PARA GRAVAR A SÉRIE “ELIS ESTÚDIOS”, COM MIÈLE.

JÉSSICA TAÍS > TEM MAIS, HENRIQUE. ALÉM DO FESTIVAL, ELIS GANHOU O PRÊMIO BERIMBAU DE OURO E O ROQUETTE PINTO, COMO MELHOR CANTORA DO ANO, VOCÊ SABIA?.

HENRIQUE RIBEIRO > E ALGUNS COMPOSITORES FAMOSOS ,JÉSSICA, COMO IVAN LINS, GILBERTO GIL, MILTON NASCIMENTO E BELCHIOR, TIVERAM ELIS COMO SUA PRIMEIRA INTÉRPRETE.

JÉSSICA TAÍS > VAMOS OUVIR AGORA UM TRECHO DE “MADALENA”, COMPOSIÇÃO DE IVAN LINS E RONALDO MONTEIRO NA VOZ DE ELIS REGINA.

TEC: CD/ELIS REGINA/ELA/1971/FAIXA 9/MADALENA

BG: CD/ELIS REGINA/FALSO BRILHANTE/1976/FAIXA 1/COMO NOSSOS PAIS

HENRIQUE RIBEIRO > ELIS REGINA , COMO DISSEMOS, É PIONEIRA NO LANÇAMENTO DE GRAVAÇÕES INDEPENDENTES. E TAMBÉM FOI O PRIMEIRO ARTISTA NO BRASIL A REGISTRAR A VOZ COMO INSTRUMENTO NA ORDEM DOS MÚSICOS.

JÉSSICA TAÍS > ESSE ESPÍRITO DE LIBERDADE E INICIATIVA PODERIA TER CAUSADO PROBLEMAS PARA ELIS, VOCÊ SABIAM? EM SESSENTA E NOVE, DURANTE UMA ENTREVISTA, ELA DECLAROU QUE O BRASIL ERA GOVERNADO POR GORILAS.

HENRIQUE RIBEIRO > TUDO POR QUE ELIS PARTICIPOU DA PASSEATA CONTRA AS GUITARRAS ELÉTRICAS, JÉSSICA?

JÉSSICA TAÍS > NÃO, HENRIQUE. A PASSEATA QUERIA COMBATER A INVASÃO ESTRANGEIRA NA MÚSICA BRASILEIRA. ELIS PARTICIPOU DE DIVERSOS FESTIVAIS ORGANIZADOS POR ESTUDANTES, ONDE GRUPOS CONTRÁRIOS AO REGIME MILITAR ARRECADAVAM FUNDOS. EM SETENTA E NOVE, DOOU A ARRECADAÇÃO DE UM DE SEUS SHOWS PARA O FUNDO DE GREVE DOS METALÚRGICOS DE SÃO PAULO.

HENRIQUE RIBEIRO > E HÁ UMA CANÇÃO QUE SE TORNOU UM HINO DESSE PERÍODO, GRAVADA EM SETENTA E NOVE. ESSA MÚSICA É CONSIDERADA O HINO DA ANISTIA. VAMOS OUVIR AGORA “ O BÊBADO E A EQUILIBRISTA”.

TEC: CD/ELIS REGINA/ESSAMULHER/1979/FAIXA 2/O BÊBADO E A EQUILIBRISTA

BG: CD/ELIS REGINA/FALSO BRILHANTE/1976/FAIXA 1/COMO NOSSOS PAIS


HENRIQUE RIBEIRO > EM SESSENTA E OITO, ELIS REGINA CANTOU EM DIVERSAS TEVÊS NA EUROPA . NO TEATRO OLYMPIA DE PARIS, FOI A PRIMEIRA CANTORA A SE APRESENTAR DUAS VEZES NO MESMO ANO.

JÉSSICA TAÍS > NO ANO SEGUINTE GRAVOU COM O GAITISTA SUECO TOOTS THIELEMANS E O MAESTRO INGLÊS PETER KNIGHT. EM SETENTA E QUATRO FICOU CONHECIDA NOS ESTADOS UNIDOS AO GRAVAR O DISCO “TOM E ELIS”, COM TOM JOBIM.

HENRIQUE RIBEIRO > EM SETENTA E CINCO, ESTRÉIA O SHOW “FALSO BRILHANTE”, QUE FOI ASSISTIDO POR DUZENTAS E OITENTA MIL PESSOAS. EM SETENTA E NOVE CANTA NO FESTIVAL DE JAZZ DE MONTREAUX, NA SUÍÇA, E É APLAUDIDA DE PÉ.

JÉSSICA TAÍS > VAMOS OUVIR “ÁGUAS DE MARÇO”, DUETO COM TOM JOBIM, QUE MARCOU A CARREIRA DE ELIS REGINA NO EXTERIOR.

TEC : CD/ELIS REGINA/ELIS E TOM/1974/FAIXA 1/ ÁGUAS DE MARÇO


BG: CD/ELIS REGINA/FALSO BRILHANTE/1976/FAIXA 1/COMO NOSSOS PAIS

jÉSSICA TAÍS > ELIS REGINA É UMA ARTISTA DIFÍCIL DE DEFINIR. SUA MÚSICA NÃO SE PARECE COM OS BOLEROS, OS SAMBAS OU AS CANÇÕES JUVENIS DE SUA ÉPOCA.

JÉSSICA TAÍS > SUA CARREIRA FOI INTERROMPIDA TRAGICAMENTE EM MIL NOVECENTOS E OITENTA E DOIS. A CANTORA MORREU AOS TRINTA E SEIS ANOS, EM SÃO PAULO, DEVIDO A UMA OVERDOSE DE COCAÍNA, TRANQUILIZANTES E UÍSQUE.

HENRIQUE RIBEIRO > ELIS GRAVOU CERCA DE QUARENTA DISCOS E COMPACTOS. APÓS SUA MORTE FORAM LANÇADAS GRAVAÇÕES INÉDITAS. EM NOVENTA E CINCO FOI HOMENAGEADA NO PRÊMIO SHARP DE MÚSICA.

JÉSSICA TAÍS > ELIS REGINA É FÃ INCONDICIONAL DE CARMEM MIRANDA. E ACABA SE TORNANDO A SUA SUCESSORA, SENDO CONSIDERADA POR MUITOS A MODERNIZADORA DA MÚSICA BRASILEIRA.

HENRIQUE RIBEIRO > E PRA TERMINAR NOSSO PROGRAMA, VAMOS OUVIR “MARIA, MARIA”, DE MILTON NASCIMENTO, COM ELIS REGINA. TCHAU, JÉSSICA.

JÉSSICA TAÍS > TCHAU, HENRIQUE. E ATÉ MAIS VOCÊ QUE SEMPRE NOS ACOMPANHA. ESSA FOI MAIS UMA REPORTAGEM DE JÉSSIKA THAÍS E HENRIQUE RIBEIRO PARA O CANTA BRASIL.

TEC: CD/ELIS REGINA/SAUDADE DO BRASIL/1980/FAIXA 3/ MARIA MARIA

Nenhum comentário: