quarta-feira, 2 de março de 2011

CONSUMO DE MARCAS: NOVOS RUMOS - O FANDOM

Seleção de notícias (trechos) que indicam os novos rumos das relações entre Marca e Consumidor


UMA AMOSTRA DO FUTURO DAS MARCAS
“A convergência das redes sociais e as redes digitais (no computador, nos telefones e em breve nas televisões) já alterou profundamente a maneira como os consumidores se relacionam com as marcas. Pesquisa recente do Centro de Altos Estudos em Publicidade da ESPM e o IBOPE Inteligência mostrou que 46% dos internautas brasileiros consideram a web como sua principal fonte de influência na aquisição de um produto, superando todos os outros meios, inclusive a televisão”.

NOVA PUBLICIDADE DEVE TRANSFORMAR CONSUMIDOR FINAL EM FÃ
“...A democracia veio na palestra em forma da campanha de Barack Obama, capaz de interagir com cidadãos norte-americanos a fim de engajar a sociedade usando o individuo como mídia e a ludarquia como o terceiro e não menos importante fator. "Essa é a oportunidade para a nova publicidade transformar o consumidor final em fã", disse. Exemplo disso é o fato de a banda Black Eyed Peas ter composto uma música integrando as falas de Obama, o popular "Yes we Can" , acessada por milhares de pessoas via Itunes, da Apple e MTV , além de sites de música em geral”.

MAIOR DORITOS DO MUNDO
“A Elma Chips deu início a duas ações inspiradas em reações espontâneas das pessoas em mídias sociais, blogs e comunidades no Orkut, como a “Eu amo Doritos” (quase 60 mil membros), “Amantes de Doritos” (quase 70 mil membros), “Queremos Doritos 5kg”, entre outras”.

TENHO QUE TER!
“Segundo o terapeuta Moisés Groisman, como os estímulos para o consumo do jovem da classe C são basicamente os mesmos para o jovem de classe A, os gostos são muito semelhantes. "As marcas dão respostas às aspirações desses meninos e meninas", reforça Calliare. "Muitas vezes, elas garantem a aceitação social dentro do grupo ao qual eles desejam pertencer”.

FIAT DIVULGA NOVO UNO COM TINTAS SPRAY E 3D
“...Para o público jovem, os kits vêm com um spray de tinta e três máscaras de stencils, cada uma representando um tipo de personalidade ou momento de vida. A proposta traz o conceito de customização que o carro propõe. A ideia é que cada pessoa customize uma camiseta ou outra peça de roupa”.

PORSCHE CONQUISTA UM MILHÃO DE FÃS NO FACEBOOK
“...Mais de um milhão de pessoas do mundo todo mostraram seu amor e apoio à Porsche num dos sites de rede social mais populares do mundo. A página oficial de fãs do Porsche no Facebook conquistou um marco da mídia social na semana passada, quando acolheu o milionésimo fã na segunda-feira, 15 de novembro”.

CRÍTICAS NO ORKUT MUDAM PLANOS PARA NESCAU
“Milhares de consumidores do produto, no entanto, se organizaram em comunidades do orkut como “Queremos o Nescau tradicional” e “Volta, Nescau Tradicional” reclamando da ausência do produto ’tradicional’”.


INOVAÇÕES PARTEM CADA VEZ MAIS DOS CONSUMIDORES
“A Electronic Arts, um estúdio de criação de jogos eletrônicos dos Estados Unidos, descobriu as vantagens de deixar os usuários melhorarem seus produtos. Em 1996, a empresa decidiu oferecer, em seu site, ferramentas básicas para que os usuários pudessem aprimorar o visual dos jogos da EA. Em 1999, animada com o resultado, criou um departamento de engenharia apenas para desenvolver novas soluções a partir das sugestões dos jogadores. "Os fãs têm uma tremenda influência sobre o design dos jogos, o que os torna cada vez melhores", afirmou Mike Verdu, diretor da EA “.

COCA-COLA OPEN HAPPINESS
“Para dar uma continuidade a esse momento, foi criado um game interativo, hospedado no site global da Coca-Cola. Os usuários precisam escolher o papel de um dos trabalhadores da ‘Fábrica da Felicidade’”...

BMW CRIA CLUBE PARA FÃS DO MINI NO BRASIL
“Em meados de abril, quando comemora o primeiro ano de atividades no País, a empresa vai promover encontros apenas para os proprietários do Mini Cooper dentro do conceito dos clubes exclusivos. Há programação de corridas de kart, viagens ao interior e eventos a céu aberto com estreia de filmes”.

HAVAIANAS: COM O MUNDO AOS SEUS PÉS

Reportagem HSM Management , número 48 - Janeiro/Fevereiro de 2005
“O que era uma commodity utilizada pelos mais pobres se tornou objeto do desejo de todas as classes sociais no mundo inteiro, graças a um exemplar programa de gerenciamento de marca... ninguém diria que as mulheres combinariam a cor das unhas com as Havaianas que estivessem calçando no dia. Tampouco sonharia que todas as modelos de um desfile do estilista Jean-Paul Gaultier em Paris teriam Havaianas nos pés. Em apenas dez anos, essas sandálias de dedo viraram um ícone cult da cultura pop mundial”...

THE BIG MONEY FACEBOOK 50
“O Big Money Facebook 50 é um ranking divulgada pela Big Money que divulga as 50 marcas que fazem melhor uso do Facebook, segundo a revista The Big Money. Leva em Consideração quantidade de fãs, frequência de atualizações, criatividade e engajamento

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