Segundo o texto “De qual Comunicação estamos falando”, de Luiz Martino, o termo comunicação teria surgido na Idade Média, com os monges denominados cenobitas. Nestes mosteiros, havia uma prática denominada comunicattio, que era o ato de tomar as refeições em comunidade. No mundo grego, da oralidade, a comunicação era estudada como sendo a retórica. Em cibernética, comunicação é “a troca de informação entre sistemas dinâmicos capazes de receber, estocar ou transformar informação”. Etimologicamente, a formação do termo é a seguinte: Ko-,”juntos”, + Mei, “trocar”+Tio,”atividade”. Communicatio também significa “ação de repartir, de dividir, de comunicar, de conversar, conversação”. É registrada em português pela primeira vez no séc. XV.
O termo informação, segundo Martino, se refere à “parte propriamente material, ou melhor, se refere à organização dos traços materiais por uma consciência”. Vem do latim informationem, “conceito”, “idéia”. O uso da palavra significando “conhecimento comunicado” data de 1450. A ligação da informação com a comunicação, segundo Martino, é estreita, e depende essencialmente do código. Esse é a formatação, ou organização da informação. Citando outros autores, afirma que informação é conteúdo, e comunicação, relação entre as pessoas.
Já a palavra dados é registrada desde 1646. Sua origem é o latim datum, que significa “dado”,”doado”, do verbo dar. Significando informação armazenada em computador, desde 1946. Mensagem vem do latim mittere, “enviar”, seu primeiro registro é no francês em 1297. Outro termo importante é diálogo, de Dia-, “através” e Leggein-, “fala”. Há uma confusão técnica em achar que a palavra significa conversação entre duas pessoas, confusão devido à semelhança dos termos gregos Dia- e Di-.
Luiz Martino também reforça a idéia de influência como pilar da comunicação. Tendo esta nascido com o comércio, seria preciso “abordar”, “persuadir”. Diversos autores, como Santaella e Dimbleby & Burton consideram a auto-comunicação, o relacionar-se consigo mesmo, como uma área de estudo à parte. Também fala de cultura como resultado da comunicação, sendo esta, na sociedade, uma “prática imediata”, que está se transformando, atualmente, em “estratégia coletiva de poder”. Etimologicamente, cultura é uma palavra ligada à vida rural, significando cultivo de plantações. Essas definições alargam os campos de estudo da comunicação, integrados pela sociologia, psicologia, semiologia, informática etc.
Fontes:
MARTINO, Luiz C. De qual comunicação estamos falando? In: Teorias da Comunicação: Conceitos, Escolas e Tendências. Rio de Janeiro: Vozes, 2001
ARAUJO, C. A. A. . Análise da pesquisa em comunicação segundo o critério do âmbito relacional. Communicare (São Paulo), v. 7,n.1, p. 31-44, 2007.
Publicidade20071
Etymonline
imagem:Klemmer & Associates (BKlemmer.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário