quinta-feira, 14 de abril de 2011

ELIOMAR DE LIMA, JORNALISTA

Pra você fazer jornalismo você tem que ter, procurar ter um estilo, ... A sua marca, o produto, ter um padrão, o marketing dele (do jornalista), pra que ele nunca fique naquela de ‘ah, fulano do jornal O Povo, ah, é o fulano do Diario do Nordeste, da Rede Globo’. ‘Ah, esse é o Eliomar. Ah, é o doido’, entendeste?



Eliomar de Lima, jornalista, começou sua carreira há 27anos, em 1983, na Rádio Uirapuru. Em 1985, começou a escrever para o Jornal O Povo, onde mantém até hoje a coluna Vertical. Há 4 anos criou o Blog do Eliomar, onde acumula, com muito prazer, as funções de repórter, editor e fotógrafo. O jornal O Povo incorporou o blog em seu site. Medo da concorrência ?


Sobre Eliomar e o Jornalismo: Eliomar de Lima enfatiza, em palavras e gestos e expressões, a sua paixão pela profissão escolhida. ”Eu, quando decidi ser jornalista, eu decidi porque eu amo jornalismo”, afirma Eliomar. O gosto pelo trabalho é reiterado quando o jornalista combina Pragmática com Criatividade: ”Jornalismo tem que ter disciplina e tem que sonhar”. O espírito da Velha Guarda do Jornalismo está presente quando notamos Eliomar afirmar, de diversas formas, que lugar de repórter é na rua, e não na mesa da redação.

Sobre o Fazer Jornalismo: A prática de Eliomar é baseada em duas palavras, repetidas ao longo da palestra: Disciplina e Responsabilidade. ” Você nunca sabe quando a notícia vai aparecer, jornalista é igual parteira”, declara Eliomar. Novamente, a questão da prática combinada com o sonhar aparece na afirmação sobre os objetivos que Eliomar busca - ” melhorar um pouco a criticidade e a criatividade também, buscando sempre a cidadania”.

Sobre o Ser Jornalista: Eliomar de Lima destaca, em primeiro lugar, a questão da humildade: ” Nós (jornalistas) achamos que estamos sempre certos. Em 4 anos de blog, eu considero fundamental o aprendizado da humildade”. Não menos importante é a disciplina, a busca contínua da informação, sem esquecer um ponto fundamental: para Eliomar de Lima, jornalista existe para dar Repercussão à notícia. ” Jornalista que escreve e não aparece, pra mim não é jornalista ... a gente que é jornalista, a gente tem que aparecer com a informação, não é aparecer mais que a informação, mas aparecer com a informação. Quando alguém elogia, ou critica isso é importante pra gente pro nosso ego, nossa vaidade ”. Como repórter veterano, ele enfatiza que a identidade própria é que vai revelar os bons jornalistas: ”Pra você fazer jornalismo você tem que ter um estilo, ... a sua marca, pra que ele (o jornalista) nunca fique naquela de ‘ah, fulano do jornal O Povo, ah, é o fulano do Diario do Nordeste, da Rede Globo’. ‘Ah, esse é o Eliomar. Ah, é o doido’, entendeste?”. (Pra não deixar dúvida quanto a isso, ele improvisa um jingle para divulgar seu número de telefone...).

Sobre Eliomar e o Público: Eliomar revela-se entusiasmado com sua nova audiência:”Em 4 anos (de blog) eu consegui um publico que eu não tinha, um publico jovem,da internet, antenado, entendeste?”. Eliomar está entusiasmado com os pedidos de escolas, para palestras e eventos. A interação proporcionada pela internet, que Eliomar compara ao rádio, segundo ele traz mais responsabilidades, e ao mesmo tempo uma maior identificação do público com o jornalista: ” Se eu passo muito tempo sem postar, ‘que é que há com voce, ta doente?’ Não, rapaz, tô na praia,com a minha família, e tal”.

Sobre Eliomar e as Broncas: Alguns causos do Eliomar são incontáveis, por isso, e pra terminar, registramos aqui apenas o final de um deles: ”... Aí a assessoria dela me mandou a foto e - menino! , depois de muita coisa, todo mundo comentando, a assessoria ficou com raiva de mim ... Eu que tenho culpa?? Vocês que mandaram a foto !!!

* Coletiva em sala de aula idealizada pelo professor Magela.

Nenhum comentário: