“O jornalismo é a profissão que requer o conhecimento mais largo e profundo e os mais firmes fundamentos de caráter”.
Joseph Pulitzer
Joseph Pulitzer
1.
Fazer Jornalismo é , basicamente, contar histórias reais. O Jornalismo
faz fronteiras, e por vezes entra no campo criativo do Cordel, do Boato,
da Mitologia, da Literatura. Porém seu território nacional é a
Realidade. Dessa diferença deriva tanto sua identidade quanto sua
técnica narrativa.
2. A função básica do Jornalismo é informar. Sem querer menosprezar os atributos de Testemunha da História, Defensor da Cidadania, o jornalista é, antes de tudo, aquele que informa. Informação é como conta de matemática: o resultado final só é passível de ser alcançado se a equação demonstrar o momento,o contexto, os agentes - incluindo aí a própria Mídia.
3. O Jornalismo é voltado para o interesse público. O Assessor de Imprensa, que defende a imagem da empresa, não é jornalista. E mais: Interesse Público significa interesse da Humanidade. Costumes regionais que prejudiquem a dignidade humana, que é universal, não devem ser tratados com um olhar antropológico enviesado.
4. O Jornalismo depende da audiência , por questões de mercado e pela própria natureza da atividade. O jornalista se dirige às MASSAS, ainda seu veículo seja especializado em um nicho. O Jornalismo precisa de visibilidade. Notícia que não se divulga não é notícia.
5. O Jornalismo está inserido em um contexto econômico. O Jornalismo como conhecemos é um elemento do mercado capitalista, com altos custos e visão de lucro. Essa dimensão econômica, no entanto, não deve ferir os Valores Humanos e a Legalidade.
6. O Jornalismo, com algumas exceções justificáveis, sempre age dentro da Legalidade. Fora da Legalidade, o Jornalismo se torna partidário, sensacionalista, criminoso.
7. O Jornalismo é Atualidade.
P.S.:O Jornalismo precisa de vocação (E se você ler com atenção os 7 tópicos, verá que um diploma não faria mal).
imagem:manchete do Daily News em 1945 - "Hitler Morto". Biblioteca Online da University of California in Los Angeles - UCLA.
2. A função básica do Jornalismo é informar. Sem querer menosprezar os atributos de Testemunha da História, Defensor da Cidadania, o jornalista é, antes de tudo, aquele que informa. Informação é como conta de matemática: o resultado final só é passível de ser alcançado se a equação demonstrar o momento,o contexto, os agentes - incluindo aí a própria Mídia.
3. O Jornalismo é voltado para o interesse público. O Assessor de Imprensa, que defende a imagem da empresa, não é jornalista. E mais: Interesse Público significa interesse da Humanidade. Costumes regionais que prejudiquem a dignidade humana, que é universal, não devem ser tratados com um olhar antropológico enviesado.
4. O Jornalismo depende da audiência , por questões de mercado e pela própria natureza da atividade. O jornalista se dirige às MASSAS, ainda seu veículo seja especializado em um nicho. O Jornalismo precisa de visibilidade. Notícia que não se divulga não é notícia.
5. O Jornalismo está inserido em um contexto econômico. O Jornalismo como conhecemos é um elemento do mercado capitalista, com altos custos e visão de lucro. Essa dimensão econômica, no entanto, não deve ferir os Valores Humanos e a Legalidade.
6. O Jornalismo, com algumas exceções justificáveis, sempre age dentro da Legalidade. Fora da Legalidade, o Jornalismo se torna partidário, sensacionalista, criminoso.
7. O Jornalismo é Atualidade.
P.S.:O Jornalismo precisa de vocação (E se você ler com atenção os 7 tópicos, verá que um diploma não faria mal).
imagem:manchete do Daily News em 1945 - "Hitler Morto". Biblioteca Online da University of California in Los Angeles - UCLA.
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