sábado, 26 de novembro de 2011

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: parte 1 de 3


Redação da BBC

Estágio Curricular Supervisionado

Orientador: (...)

Em um relatório técnico, é complicado separar a identidade da empresa de algumas informações que devem permanecer sigilosas (ver parte 3). Por essa razão, também omito os gráficos. Por questões éticas, e para publicar todas as páginas do documento, eu tive que mutilar o texto. Elas foram omitidas quando da apresentação ao professor, mas eu tive que cortar mais ainda para publicar no blog. Espero que sirva para outros estagiários – pelo menos como exemplo de como não fazer um relatório de estágio.

INTRODUÇÃO

A função, e a importância do estágio, é dar a oportunidade de aprendizado dentro do mercado – com todos os desafios e horizontes da profissão; mas ainda junto à sala de aula – cujos professores dão o suporte teórico, prático e ético de quem já experimentou o mercado, ou tem uma visão diferente dele. Este estágio teve lugar na (...). (...) Percebi, durante o atendimento à imprensa, especialmente, como o trabalho de uma Assessoria melhora quando os setores da empresa compreendem a sua importância e colaboram. Atentando tanto para a parte teórico-crítica da Academia quanto para a prática da Assessoria de Comunicação da (...), foram estabelecidos os seguintes objetivos:

1.Compreender melhor a lógica produtiva e estética do fazer notícias no ambiente de uma assessoria;
2.Conhecer o instrumental discursivo e tecnológico;
3.Atentar para as especificidades da seleção de pautas, das pressões, da recepção da mensagem em um ambiente corporativo;
4.Executar atividades não-jornalísticas (eventos);
5.Desenvolver o trabalho em equipe e o espírito empreendedor.

Minha lista de atividades é influenciada pelo fator tempo – manhã-estágio/tarde-trabalho/noite-estudo, e inclui apenas parte das ações desenvolvidas pela Asssessoria da (...):

1.Produção de conteúdo para informativo interno
2.Alimentação da Intranet
3.Clipping
4.Auxílio à avaliação do conteúdo produzido e das ações realizadas


1 (...) E COMUNICAÇÃO

O crescimento na demanda por (...), a concorrência e a possibilidade de usar o sistema (...) para (...) são fatores que fizeram (...) repensar sua Identidade Corporativa. Ser uma empresa com um nível de excelência mundial e compromissada com a Sustentabilidade exige um alto investimento não apenas em qualidade dos serviços, mas também em Imagem.

(...).

A empresa possui dois órgãos que procuram satisfazer suas necessidades de relacionamento e comunicação: (...). Ambos estão ligados diretamente ao gabinete da Presidência. O (...) cuida da parte institucional, da marca, e de eventos ligados a negócios. O (...) atua em duas áreas. A primeira é a de Publicidade, de novos produtos, da marca. A segunda é a de Patrocínios. Essa pasta, por sua vez, tem 3 frentes de atuação: Cultura, Eventos e Patrocínios. Aqui, vemos o trabalho da (...) com (esportes, cultura, exposições etc.). A seleção é feita por meio de Edital, ou, em casos especiais, de acordo com o retorno previsto de visibilidade da marca. (...) Possuem ainda programas de incentivo à cidadania, como (...).

2 A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

As Assessorias regionais estão ligadas aos gabinetes dos Departamentos Regionais, juntamente com outras assessorias: a Jurídica, a de Relações Sindicais, a de Inspeção, a de Planejamento e a Ouvidoria. No plano nacional, a Assessoria de Comunicação trabalha juntamente com o (...), que cuida das Relações Institucionais e o (...), que cuida da Comunicação Estratégica. No âmbito regional, os órgãos mais próximos da Assessoria de Comunicação, além do gabinete da Diretoria, pela minha percepção, são os seguintes: Assessoria de Qualidade, Assessoria Jurídica, Gerências de Vendas, a Gerência Operacional e (...), e o setor de Assistência Social.

Devido ao gigantismo da empresa, as atividades de comunicação estão sob a responsabilidade de vários departamentos, de acordo com o objetivo pretendido: vendas (publicidade), negócios, institucional, endomarketing. As Assessorias de Comunicação regionais trabalham basicamente com produtos jornalísticos e eventos: Press Releases, Entrevistas Coletivas, Clipping, Boletim Interno, patrocínios e outras ações. Parte da programação de eventos, lançamento de produtos, é feita na sede, sendo reproduzida pelos órgãos regionais. As Assessorias de Comunicação regionais também são responsáveis pelo Media-Training dos gestores e por pesquisas de imagem.

A Assessoria de Comunicação possui as seguintes atividades, cada uma ligada a um colaborador:

Coordenação:Responsável pelo planejamento e acompanhamento das atividades do setor. Coordena pesquisas de auditoria de imagem, avalia patrocínios, eventos etc.;

Ações Institucionais: Coordena ações como eventos de divulgação de novos produtos, eventos internos, promoções – através de peças de teatro, shows etc. Apóia o Endomarketing - gue é de responsabilidade do (Comunicação Estratégica) regional - e a Assessoria de Imprensa; aprovar e acompanhar campanhas institucionais e distribuição de material institucional;

Assessoria de Imprensa: Coordena a Intranet, os dois boletins (...), o Atendimento à Imprensa e o trabalho dos estagiários. Cuida dos Press-releases e apóia as Ações Institucionais.

Responsabilidade Socioambiental: possui algumas ações corporativas mas ainda não é algo normatizado, embora tenha algumas ações definidas a nível nacional. Algumas ações são regionalizadas, como o (...) Ambiental, em parceria com (...). Cuida da Coleta Seletiva, doação de Bens etc.

Setor administrativo: Dois funcionários atuam nessa área. São atividades como contas de transporte, hospedagem, aluguel de espaços para eventos, etiquetagem e empacotamento de material etc.

Setor administrativo Contas: Contas e contratos (patrocínios, aluguel de equipamentos, gráfica etc.). Este funcionário também é responsável pela Fotografia e apoio a eventos;

Filmagem e Operação de equipamento relacionado;

Cultura(Estagiário): contato com artistas, avaliação de documentação, produção e divulgação. Mais ligado às Ações Institucionais, também apóia a Assessoria de Imprensa;

Design gráfico (Estagiário): Banners para intranet, folders, cartazes. Apoio a Ações Institucionais;

(Estagiário): Apoio a Ações Institucionais e à Assessoria de Imprensa;

(Estagiário): Apoio a Ações Institucionais e à Assessoria de Imprensa.

Quanto à estrutura física, são 10 computadores, mais 1 servidor e 1 computador na sala de imprensa; uma máquina fotográfica, uma de filmagem, um fax-impressora, 7 telefones; uma sala de trabalho e uma de imprensa.

foto:Nick Robinson/BBC

Nenhum comentário: