
Produção de programa televisivo
5 PRODUZINDO
PESQUISA DE OPINIÃO 2010: texto de produção complexa. A base foi o relatório da pesquisa nacional de imagem. Os dados originais colocam os critérios de expectativa e índice de qualidade em um mesmo campo. Também não há um ranking. Foi necessário reconstruir as tabelas e criar um ranking. A partir daí entra a técnica jornalística e a percepção pessoal, para selecionar os critérios que importam para o cliente. No olhômetro, já que certas coisas o Excel não pode fazer.
"(...) continuam entre as (...) do Brasil". Assim pode ser resumida a Pesquisa Nacional 2010. A pesquisa, realizada pela (...), destaca os pontos fortes e aponta caminhos não apenas na gestão da imagem, mas também na parte estratégica e operacional. Mais de 17 mil pessoas colaboraram para avaliar a (...) a partir das áreas que estão mais próximas do público: Atendimento e (...).
A Regional Ceará se destacou no ítem Imagem Institucional, com o índice de XX%, ficando em 4º lugar, logo atrás das Regionais RS (XX%), PI (X%) e PR (X%). O Brasil ficou com o índice de X%. Esse resultado vem confirmar vários prêmios recebidos ao longo dos anos, como empresa de destaque no mercado. Em 2010, foi eleito o melhor (...) da América Latina, segundo o (www.empresadepesquisa.etc.br); a "Empresa que mais Respeita (...)", segundo a revista (...).
Essa percepção da imagem se reflete nos valores destacados na pesquisa. No que se refere à expectativa do cliente, Educação e Cordialidade dos funcionários é aquilo que os entrevistados mais desejam ao procurar uma unidade. Na (...), a Cordialidade está em 2º lugar em expectativa, empatando com (...). Com respeito às notas, no Atendimento, as melhores (...) são para a Apresentação Pessoal e Conhecimento do Serviço e, outra vez, Cordialidade. Na (Operação), o 2º lugar em expectativa novamente para Cordialidade, empatando com (...). A Regional CE está acima da expectativa dos cearenses, mas ainda precisamos avançar para alcançarmos a média nacional. Esses números deixam transparecer que o ambiente de trabalho não engessou a simpatia do funcionário, e que este é fundamental na manutenção das boas relações com a comunidade.
Mas o Cliente também está atento aos fatores operacionais. (...) são considerados os atributos mais importantes, segundo os entrevistados. Nas (...), (...) também são destacados como atributos críticos para a percepção do Cliente. Apesar da (...) imagem pública da (...), há uma (...) deve ser considerada, nos fatores operacionais. No geral, os dados do relatório apontam "diferenças regionais marcantes" e (...), sugerindo ações localizadas e uma melhoria da gestão interna e de comunicação externa.
Os dados finais da Pesquisa de Opinião 2010 atestam X% de Confiança e X% de Satisfação por parte da população. Mas há outras pesquisas onde ocupamos posição de destaque: (...) do Brasil pelo (...) ano consecutivo, de acordo com pesquisa da revista (...); É a (...) do Brasil, avaliada em R$ (...) bilhões, superando a (...) e a (...), segundo a empresa inglesa (...). Pesquisas são importantes não apenas para aferir a qualidade do serviço, mas para encher de orgulho mais de (...) mil funcionários, aposentados e colaboradores. Parabéns!
EMPREGADO DESTAQUE: Menos receita de sucesso e agradecimentos, mais história de vida. A idéia é focar a pessoa, para mostrar que há uma biografia por trás da técnica. New Journalism em conta-gotas.
FUNÇÃO A: A.M.S.
O Destaque Função A da Regional CE este ano é A.M.S., do (...). (...), como é conhecido, destaca a importância da premiação: “Com esse prêmio, é mais um incentivo aos funcionários a se engajar mais no emprego”. Natural de (...), (...) conta que veio a Fortaleza para estudar no Colégio Liceu do Ceará. Na época, os melhores alunos eram encaminhados à Escola Técnica Federal. Ali, (...) faz o curso de Estradas, e continua seus estudos na UECE. “Eu iniciei na (...) foi na época que eu fazia Veterinária, eu já estava fazendo estágio, aí apareceu a oportunidade e eu saí”. (...) teve experiências em outros empregos, na área do comércio, mas ressalta o impacto da (...) em sua vida: ” É importante, a gente convive mais com a empresa do que com a família, fora a parte econômica, que traz mais conforto com a família”. Há 17 anos na empresa, (...) pensa em fazer algo relativo à Veterinária quando deixar a (...).
FUNÇÃO B: V.M.A.A
V.M.A.A, atualmente no ambulatório, é a Empregada Destaque na categoria (...) em 2010. V. compartilha a vitória com os colegas de trabalho e pacientes: “Esse prêmio quem merece são meus clientes: meus pacientes e meus atendentes, pra eles é que eu procuro atender bem. Eles são o motivo de fazer o que eu faço”. A (...) trabalha na (...) desde (...), quando entrou como terceirizada, sendo efetivada em (...). “É pra ser destino. Antes de trabalhar aqui, eu trabalhava no Banco (...), nos (...). O funcionário daqui (do ...), que é do (...) hoje, disse: 'Mas não é possível, V., você por aqui!'. Eu disse: 'Não, meu senhor, agora o (...) é só do Banco (...).'” V. revela uma das peças-chave de um trabalho de qualidade: “Procuro manter o senso de humor todos os dias. Você sabe que a jornada de trabalho é um pouco pesada, então eu procuro atender bem as pessoas”. É com esse espírito que V. procura atender todo mundo, “desde o pessoal da limpeza até a última pessoa do cargo mais lá em cima”. A (...) destaca ainda as oportunidades e os benefícios da (...): “O (...) é uma empresa que é muito mãe pra gente, eu amo essa empresa”.
FUNÇÃO C: H.C.M.P.V.F.
“O prêmio é um reconhecimento não só de mim, mas de todos”. Assim o (...) H.C.M.P.V.F., 37 anos, ressalta o espírito de equipe ao definir a sensação de ser escolhido Destaque. Perguntado sobre o significado da premiação, ele continua destacando a coletividade dos colaboradores: “Simboliza a luta de todo mundo pra manter a empresa seguindo em frente”. Há 13 anos na (...), H.C. iniciou sua carreira na unidade (...), já atuando como (...). O (...) relata a importância da (...) na vida de sua família – a esposa e um casal de filhos: “(...) é a mantenedora da minha condição social, é dela que eu tiro o pão de cada dia”. A dica que dá aos seus colegas de trabalho aponta para a perseverança e para a constância: “...Continuar firme no trabalho, sempre esperando dias melhores, não se deixar abater, não deixar que a luta do dia a dia nos abata”. É com essa convicção que H. investe seu tempo em busca de crescimento profissional. Já participou de várias seleções internas, e atualmente, cursa (...) na Faculdade (...). “Sempre participei das seleções internas, não participo agora porque a prioridade é terminar minha faculdade”. H.C. hoje trabalha no (...).
FUNÇÃO D: L. S. L.
L.L. se destacou no ano passado como (...) na Regional Ceará. Mas L., na (...) desde 2002, já é personagem conhecido nos eventos que destacam as melhores práticas na Regional. Em 2010 também foi premiado pela participação no Programa (...). Pela segunda vez, já que sua participação também é destaque em 2009. Em 2005, foi escolhido (...) da Regional. Qual é o segredo? “...É chegar na hora, andar com fardamento sempre limpo, cumprimentar as pessoas, é uma trajetória. O conselho que eu dou é que a pessoa se dedique, que se comprometa com o trabalho”. Para L., que já trabalhou noite adentro como (...) em outra empresa, o reconhecimento é resultado de uma atitude de compromisso: “Eu nunca fiz nada aqui na empresa esperando prêmio e reconhecimento, isso é uma consequência, mas tudo bem, se está chegando, está chegando como um acréscimo do que estou fazendo. (...) Toda minha vida profissional foi assim, de dedicação, assiduidade”. O (...) afirma que tem a mesma motivação de quando começou, e está sempre querendo progredir – já participou do Projeto de (...), do (...), e de várias seleções internas. A energia e a motivação de L. são dedicadas ainda a um trabalho de Responsabilidade Social, que ele realiza junto com sua esposa em instituições de caridade, creches e orfanatos.
CONVÊNIO SESC: Sem invenções, só oquê-quando-onde-etc. Foi acrescentada uma lista de endereços.
Os funcionários da (...) agora podem desfrutar de todos os benefícios do Serviço Social do Comércio – SESC. A (...), firmou um convênio para que seus funcionários possam se associar à instituição. O SESC é uma organização privada sem fins lucrativos que tem como objetivos o "desenvolvimento da cidadania" e a "melhoria da qualidade de vida", atuando como "agente facilitador da transformação da sociedade". O programa de ação é dividido em 5 eixos: Assistência, Cultura, Educação, Lazer e Saúde. As atividades culturais incluem opções para todos os gostos: exposições de artesanato, cursos de dança do ventre, clubes de leitura, práticas e competições esportivas, turismo, e muito mais. O SESC disponibiliza ainda serviços como atendimento odontológico, cursos de informática e idiomas. Aqueles que desejam cooperar na "transformação da sociedade" podem se envolver com os projetos de voluntariado e formação de movimentos sociais.
O SESC possui 9 unidades de serviços: 3 em Fortaleza, e mais 6 no interior, nas cidades de Juazeiro, Crato, Sobral (3 unidades) e Iguatu. Em Caucaia fica a Colônia Ecológica de Iparana, na Praia de Iparana, com locais para hospedagem, camping, parque aquático e salão de eventos. O Projeto SESC LER trabalha com EJA – Educação de Jovens e Adultos, porém atua também na formação de leitores, com ações como contação de histórias, rodas de conversa e rádio SescLer. O SESC LER possui unidades em Aracati, Crateús, Ibiapina, Itapipoca, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante.
Taxa por pessoa: R$12,00
Funcionário: contra-cheque atual, RG, CPF, comprovante de residência, foto 3x4.
Cônjuge: certidão de casamento, RG, CPF, comprovante de residência, foto 3x4.
Filho: certidão de nascimento, RG (se tiver), uma foto 3x4.
O próprio empregado deverá levar sua documentação de inscrição ao SESC, já que a entidade não permite a mediação das empresas conveniadas. Sugerimos que cada unidade escolha um funcionário responsável para levar até 10 propostas de adesão, segundo orientação do SESC. A carteirinha será válida até (...). A continuidade do convênio está condicionada à adesão de pelo menos 10% dos colaboradores da Regional.
Mais Informações: (...) 3255-7136, com (...).
SESC – 3464-9316.
Confira a programação completa: http://www.sesc-ce.com.br/content/aplicacao/SESC-CE/2007-principal/gerados/sesc_programacao.asp .
AGENDA JUNINA: A idéia era divulgar festas realizadas pela comunidade, mas encontramos, na web - a amante secreta dos jornalistas, muito mais festas patrocinadas por editais e empresas. Recorri, então, às redes sociais e contatos pessoais, onde recebi a notícia, por exemplo, do festival de MPB da Merucoa e a festa da Cumadi Paulina, ligada à Igreja Católica. Ah, e descobri uma tarefa para o estagiário de semestres vindouros, quando a contratação de novos jornalistas irá desafogar a Assessoria de Comunicação: atualizar o cadastro de mailing (associações culturais, autoridades etc.).
FORTALEZA
Conjunto Ceará XXXII ARRAIÁ LUIZ GONZAGA
Pólo Metropolitano Luiz Gonzaga
09 a 19 de junho de 2011: Festival De Quadrilhas, Bandas de Forró.
Etc.
DESTAQUE GERENTE (...): Novamente o foco na pessoa.
DESTAQUE GERENTE (...)
Este ano está sendo lançado um projeto-piloto na (...) que visa incentivar os gestores a manter o desempenho ótimo e alçar vôos mais altos. O Prêmio Destaque Gerente (...), idealizado por (...), coordenador do órgão, vem reconhecer aqueles gestores que contribuem para o padrão de qualidade (...). "A idéia surgiu quando a (...) nos contatou perguntando sobre os destaques da Regional. Então eu percebi que nós tínhamos os dados, mas faltava a informação", conta (...), que contou com o apoio da gerente (...). Para o coordenador, tão importante quanto produzir históricos e relatórios comparativos é "valorizar o material humano".
A premiação é dividida em 6 categorias. "Dividimos por (...), etc., para que houvesse uma comparação igualitária", afirma (...). São utilizados dois grupos de mecanismos na avaliação: os indicadores de desempenho e os indicadores de gestão. Aqueles, ligados às atividades operacionais, contam na premiação mensal; estes, que dizem respeito à supervisão dessas atividades, são acrescentados na eleição dos melhores do ano. "O prêmio é importante pra que os dados não fiquem apenas no sistema, mas mostrem que há alguém por trás deles".
A., da (...), é o 1º lugar como do Grupo I. A. compartilha a vitória com sua equipe: "O responsável maior pelo sucesso são os colegas. Eles, os atendentes, é que fazem o sucesso ou o fracasso da unidade". Gerente desde 92, A. já foi (...), sempre por seleção interna. Ele mostra a disposição de quem tem 30 anos de (...): "Se precisar, eu vou pro (...), eu vou pro atendimento, num tem essa, não". A unidade fica próxima ao (...), mas fora do corredor (...), "então, tem que valer a pena o cidadão (...) a mais". Para A., o Destaque Gerente (...) é um "reconhecimento pelo esforço": "A gente (gestor) é muito cobrado por todas as áreas. A gente tem que tentar, através de muito trabalho, muita dedicação, atingir as metas de (...)". Além de ser grato a Deus, sua família e o pessoal da unidade, o gerente tem um agradecimento especial a (...), a encarregada de tesouraria, "uma pessoa que a gente pode contar, que é mais que uma irmã".
"Cada dia é um desafio e uma situação diferente", afirma F., gestor da (...). F. é o 1º colocado no Grupo II, prêmio que coroa seus 25 anos de (...)-"com muito orgulho". "Sempre procuro fazer o melhor para desenvolver meu trabalho com ética e responsabilidade", declara o gerente. Mas o mais importante, para ele, é "trabalhar com fé em Deus. Através dele superamos todos os nossos desafios do dia a dia". F., que começou como auxiliar de (...), dedica a premiação aos seus companheiros da unidade. E agradece o apoio da (...), que " ...(vem) reconhecendo o papel que cada gestor desenvolve para o crescimento da Regional".
”Os clientes ficaram tristes com minha partida e alguns até choraram. Isso é gratificante demais" – declara R., gerente da (...), sobre sua saída da (...). Nesta mesma unidade, o reconhecimento oficial: o prêmio Destaque no Grupo III. R. não acredita em uma fórmula para o sucesso: "... (há) alguns passos simples que podemos fazer dia a dia no nosso trabalho para que alcancemos sucesso como respeitar os clientes, saber ouvi-los e identificar suas necessidades ". Sua visão de gestão é marcada não apenas por metas, mas também por uma preocupação com as pessoas: " O gestor ... é aquele que busca acompanhar, ensinar, aprender e servir aos colegas". É muito bom e estimulante ser reconhecido por um trabalho bem feito", declara R., que afirma estar com a "sensação de dever cumprido". A gestora da (...) está na (...) desde 2006, e começou como (...).
"Sempre é bom ser reconhecido, elogiado. Principalmente quando você assume um cargo de confiança no inicio da sua caminhada na organização" – afirma H., que ganha seu primeiro prêmio com apenas 1 ano e 2 meses de (...). Gestor da (...), H. é o 1º lugar do Grupo IV do Destaque Gerente (...), e aconselha: "Ele (o gestor) deve estar atento a tudo, mas não deve centralizar tarefas. É importante ouvir seus colaboradores". Procurar ter autonomia é outra dica do gerente de (...), que foi elogiado pela coordenação. H. mora em (...), e só vê a família nos finais de semana, devido à distância. Para ele, a possibilidade de aprendizado e a estabilidade financeira são algumas das vantagens de se trabalhar na (...). Para todos nós, a vantagem é conhecer pessoas como o H..
Apesar dos critérios serem técnicos, baseados nos indicadores de qualidade, segundo a equipe da Coordenação de (...), alguns nomes destacam-se não apenas pelos resultados (...). H., responsável pela unidade (...), e F., responsável pela unidade (...), são exemplos de "proatividade" e "bom relacionamento". "O padrão é o material humano, é das pessoas que dependem os resultados relevantes", declara o coordenador da (...). (...) termina a entrevista com a frase que escolheu como lema do evento (...).
O evento de premiação será no dia (...), no (...).
ATENDIMENTO TELEVISÃO X: A dificuldade é o jornalismo industrial. Em um de nossos atendimentos, um produtor telefonou, um segundo profissional veio tentar uma entrevista, mas saiu apenas com informações adicionais, e um terceiro repórter efetivou a entrevista. O que esperar do produto final – editado por um quarto jornalista? Um dos repórteres que atendemos parecia não ter informações suficientes. A “bronca” dos assessores de imprensa com os jornalistas, é de que esses estão interessados no produto novo, na crise nova, nunca no cidadão.
O que é (...)? É a (...), que acontece de tempos em tempos devido a (...). Esta (...) é feita por (...), e cada (...) pode abranger (...), já que é feita de acordo com a (...) e não de acordo com a (...). Esse trabalho se utiliza dos relatórios produzidos por todos os (...). No (...), alguns (...) são (...), outros são (...), e a configuração (...) pode mudar completamente.
A unidade (...) atende a (...), que tem características que são um desafio ao (...): (.......................) Em relação a outras (...), como (...), que pode chegar a mais de (...).
Não são apenas os funcionários novatos, ou terceirizados que enfrentam esses problemas. Às vezes é necessário que alguns veteranos sejam transferidos, por exemplo, porque (...). E então, até o veterano que é realocado sentirá o impacto desses fatores. É necessário verificar se a reclamação se deve a um fato pontual, de determinada (...) etc.
MUDANÇAS NO MANUAL DE RH: A situação agora é a novidade – nem todos os gestores estão completamente a par das mudanças. Para a entrevista que fiz com um dos responsáveis do RH preferi indagar sobre a importância da mudança etc. No mais, foi o mesmo processo da Pesquisa de Opinião: ler o manual antigo, comparar com o novo, buscar exemplos para não ficar só na teoria. O que me faz pensar não em uma pós-graduação, mas em uma nova faculdade. Explico: eu precisei entender realmente aqueles termos técnicos, para depois traduzir. Não seria suficiente apenas repassar a informação. Acabei cortando grande parte do rascunho.
(...) novos critérios na captação de recursos humanos. Para isso, a Diretoria de RH, realizou algumas mudanças no Manual de RH, buscando profissionais cada vez mais capacitados. "(...) uma empresa de âmbito internacional. E uma empresa de âmbito internacional tem na formação acadêmica a sua principal base de enriquecimento", afirma o Gerente de Recursos Humanos L.C.. Uma das principais mudanças diz respeito às regras de ascensão. Agora, qualquer funcionário pode se candidatar a qualquer função – independentemente do cargo que ocupe. Por exemplo (disponível em www.etc.etc.br), para um recrutamento de Supervisor (...) ou Coordenador (...), podem se inscrever agora tanto o Técnico quanto o (...) – mesmo que esse último não (...). Outra regra importante considera a (...) como critério de elegibilidade. (...). Ainda há melhorias a serem feitas no projeto global de captação de Pessoal. "(...) já definiu a estrutura dos cargos. Mas ainda há uma lacuna em relação às funções. A idéia é, futuramente, criar uma tabela correlacionando cargo e atividade". E quando, durante um recrutamento, aparecer essa lacuna? "O Setor de Captação vai trabalhar junto com a área demandante", explica o Gerente de RH. L. afirma que "a meta (...) com essa mudança é incentivar os estudos."
PERFIS: Mostra as atividades que os (...) exercem fora da (...). O objetivo é valorizar atividades culturais, a criatividade, o tempo com a família e os amigos. A idéia foi minha, mas já havia surgido há algum tempo e estava “na gaveta”. Depois de uma conversa rápida com o pessoal da Assessoria de Comunicação, descobrimos vários personagens, e a Coordenação decidiu que podia render uma boa matéria, com suíte. Nas entrelinhas, pode funcionar como contraponto às mudanças no Manual de RH – que exigem mais qualificação dos funcionários.
J.W.B.O. tem 25 anos de (...). Trabalha no (...) como (...). Ah, W. também é dono de uma funerária. "Na realidade, a minha mulher sempre trabalhou em coisas totalmente diferentes. A gente tinha uma confecção, aí não deu certo, ela tentou aquela de cosméticos (...). A gente foi entregar um currículo e tava chamando pra supervisor. Nós não encontramos o número que a gente queria, e quando a gente viu, era uma funerária. A gente olhou assim, 'Ah, já 'tamo aqui, vamo' entrar'". Depois de trabalhar em 3 funerárias, dona nomedamulherdow. fica conhecendo o ramo e o casal decide abrir seu próprio negócio. A (...) já funciona há 2 anos e meio no bairro (...). "Nem parece funerária, é um escritório normal, já essa parte aí, de caixão, é toda reservada". É que W., quando criança, "passava era longe" de funerária. Dona nomedamulherdow. gerencia o negócio, e W. lhe auxilia quando encerra o expediente na (...). O casal pensa em uma capacitação para melhor gerir a empresa e atender os clientes: "O negócio tá até organizado, mas precisa ver alguma coisa no Sebrae, uma assessoria, pra melhorar", declara W. Está nos planos um convênio com a (...), mas a (...) já tem vários (...) como associados. Porém nem só de Negócios vive uma empresa. A (...) promove regularmente eventos para seus associados: "A gente tentou fazer diferente, lá vive tendo festa, e lota mesmo, Dia das Mães, essas coisas (...) A gente contrata enfermeira, tira glicemia de graça, pressão, tem sorteio de eletrodoméstico, dinâmica, brinde de todo jeito. Parece que tá em casa". As atividades chamam a atenção de vizinhos e amigos, e o casal decide abrir os eventos para não-associados - gratuitamente. Nem parece funerária.
Considerações finais
O estágio na Assessoria de Comunicação da (...) trouxe uma nova visão do Jornalismo. O periodismo midiático é carente, ou pobre, de alguns elementos que são fundamentais na Comunicação (...). A busca do novo, da audiência, do urgente, tem afastado o jornalismo do interesse público – sem esquecer das pressões políticas, que nem só de técnica é feita essa profissão. A atividade na Assessoria de Comunicação da regional Ceará chama a atenção pelo cuidado com o bem público e com a marca: seja na amplitude de temas e entrevistados no boletim interno, que mostra a diversidade cultural na empresa; seja na busca pela qualidade na organização dos eventos; seja na busca pela informação correta. A qualidade não caiu, apesar da quantidade de serviço ter aumentado esse último ano.
Embora não tenha participado de nenhum evento, considero como parte significativa do estágio a conscientização sobre a questão do Marketing. Os eventos culturais e esportivos, e os eventos de negócios que (...) patrocina contribuem mais na divulgação da marca do que informes publicitários fixos, passivos, rasuráveis. Ações duram mais tempo na memória que importa - a afetiva.
Aqui, percebi o jornalismo não como o “setor de notícias”, mas como parte de um sistema. A função de relacionamento da Assessoria de Imprensa pode ser mais tranqüila se o setor de Ações Institucionais funcionar bem. O setor de Ações Institucionais pode fazer mais se a Assessoria de Imprensa detectar uma demanda, ou nicho. E ambos dependem de, e atuam sobre a conscientização e do trabalho que gestores e colaboradores fazem com relação às informações da empresa. Em grandes corporações como (...), de setores pulverizados geografica e funcionalmente, é a Comunicação que integra as pessoas e mostra a identidade da empresa para os de fora. Exigindo assim mais habilidades do que uma faculdade possa oferecer. Viva o Estágio.
imagem:Charles Stut University
PESQUISA DE OPINIÃO 2010: texto de produção complexa. A base foi o relatório da pesquisa nacional de imagem. Os dados originais colocam os critérios de expectativa e índice de qualidade em um mesmo campo. Também não há um ranking. Foi necessário reconstruir as tabelas e criar um ranking. A partir daí entra a técnica jornalística e a percepção pessoal, para selecionar os critérios que importam para o cliente. No olhômetro, já que certas coisas o Excel não pode fazer.
"(...) continuam entre as (...) do Brasil". Assim pode ser resumida a Pesquisa Nacional 2010. A pesquisa, realizada pela (...), destaca os pontos fortes e aponta caminhos não apenas na gestão da imagem, mas também na parte estratégica e operacional. Mais de 17 mil pessoas colaboraram para avaliar a (...) a partir das áreas que estão mais próximas do público: Atendimento e (...).
A Regional Ceará se destacou no ítem Imagem Institucional, com o índice de XX%, ficando em 4º lugar, logo atrás das Regionais RS (XX%), PI (X%) e PR (X%). O Brasil ficou com o índice de X%. Esse resultado vem confirmar vários prêmios recebidos ao longo dos anos, como empresa de destaque no mercado. Em 2010, foi eleito o melhor (...) da América Latina, segundo o (www.empresadepesquisa.etc.br); a "Empresa que mais Respeita (...)", segundo a revista (...).
Essa percepção da imagem se reflete nos valores destacados na pesquisa. No que se refere à expectativa do cliente, Educação e Cordialidade dos funcionários é aquilo que os entrevistados mais desejam ao procurar uma unidade. Na (...), a Cordialidade está em 2º lugar em expectativa, empatando com (...). Com respeito às notas, no Atendimento, as melhores (...) são para a Apresentação Pessoal e Conhecimento do Serviço e, outra vez, Cordialidade. Na (Operação), o 2º lugar em expectativa novamente para Cordialidade, empatando com (...). A Regional CE está acima da expectativa dos cearenses, mas ainda precisamos avançar para alcançarmos a média nacional. Esses números deixam transparecer que o ambiente de trabalho não engessou a simpatia do funcionário, e que este é fundamental na manutenção das boas relações com a comunidade.
Mas o Cliente também está atento aos fatores operacionais. (...) são considerados os atributos mais importantes, segundo os entrevistados. Nas (...), (...) também são destacados como atributos críticos para a percepção do Cliente. Apesar da (...) imagem pública da (...), há uma (...) deve ser considerada, nos fatores operacionais. No geral, os dados do relatório apontam "diferenças regionais marcantes" e (...), sugerindo ações localizadas e uma melhoria da gestão interna e de comunicação externa.
Os dados finais da Pesquisa de Opinião 2010 atestam X% de Confiança e X% de Satisfação por parte da população. Mas há outras pesquisas onde ocupamos posição de destaque: (...) do Brasil pelo (...) ano consecutivo, de acordo com pesquisa da revista (...); É a (...) do Brasil, avaliada em R$ (...) bilhões, superando a (...) e a (...), segundo a empresa inglesa (...). Pesquisas são importantes não apenas para aferir a qualidade do serviço, mas para encher de orgulho mais de (...) mil funcionários, aposentados e colaboradores. Parabéns!
EMPREGADO DESTAQUE: Menos receita de sucesso e agradecimentos, mais história de vida. A idéia é focar a pessoa, para mostrar que há uma biografia por trás da técnica. New Journalism em conta-gotas.
FUNÇÃO A: A.M.S.
O Destaque Função A da Regional CE este ano é A.M.S., do (...). (...), como é conhecido, destaca a importância da premiação: “Com esse prêmio, é mais um incentivo aos funcionários a se engajar mais no emprego”. Natural de (...), (...) conta que veio a Fortaleza para estudar no Colégio Liceu do Ceará. Na época, os melhores alunos eram encaminhados à Escola Técnica Federal. Ali, (...) faz o curso de Estradas, e continua seus estudos na UECE. “Eu iniciei na (...) foi na época que eu fazia Veterinária, eu já estava fazendo estágio, aí apareceu a oportunidade e eu saí”. (...) teve experiências em outros empregos, na área do comércio, mas ressalta o impacto da (...) em sua vida: ” É importante, a gente convive mais com a empresa do que com a família, fora a parte econômica, que traz mais conforto com a família”. Há 17 anos na empresa, (...) pensa em fazer algo relativo à Veterinária quando deixar a (...).
FUNÇÃO B: V.M.A.A
V.M.A.A, atualmente no ambulatório, é a Empregada Destaque na categoria (...) em 2010. V. compartilha a vitória com os colegas de trabalho e pacientes: “Esse prêmio quem merece são meus clientes: meus pacientes e meus atendentes, pra eles é que eu procuro atender bem. Eles são o motivo de fazer o que eu faço”. A (...) trabalha na (...) desde (...), quando entrou como terceirizada, sendo efetivada em (...). “É pra ser destino. Antes de trabalhar aqui, eu trabalhava no Banco (...), nos (...). O funcionário daqui (do ...), que é do (...) hoje, disse: 'Mas não é possível, V., você por aqui!'. Eu disse: 'Não, meu senhor, agora o (...) é só do Banco (...).'” V. revela uma das peças-chave de um trabalho de qualidade: “Procuro manter o senso de humor todos os dias. Você sabe que a jornada de trabalho é um pouco pesada, então eu procuro atender bem as pessoas”. É com esse espírito que V. procura atender todo mundo, “desde o pessoal da limpeza até a última pessoa do cargo mais lá em cima”. A (...) destaca ainda as oportunidades e os benefícios da (...): “O (...) é uma empresa que é muito mãe pra gente, eu amo essa empresa”.
FUNÇÃO C: H.C.M.P.V.F.
“O prêmio é um reconhecimento não só de mim, mas de todos”. Assim o (...) H.C.M.P.V.F., 37 anos, ressalta o espírito de equipe ao definir a sensação de ser escolhido Destaque. Perguntado sobre o significado da premiação, ele continua destacando a coletividade dos colaboradores: “Simboliza a luta de todo mundo pra manter a empresa seguindo em frente”. Há 13 anos na (...), H.C. iniciou sua carreira na unidade (...), já atuando como (...). O (...) relata a importância da (...) na vida de sua família – a esposa e um casal de filhos: “(...) é a mantenedora da minha condição social, é dela que eu tiro o pão de cada dia”. A dica que dá aos seus colegas de trabalho aponta para a perseverança e para a constância: “...Continuar firme no trabalho, sempre esperando dias melhores, não se deixar abater, não deixar que a luta do dia a dia nos abata”. É com essa convicção que H. investe seu tempo em busca de crescimento profissional. Já participou de várias seleções internas, e atualmente, cursa (...) na Faculdade (...). “Sempre participei das seleções internas, não participo agora porque a prioridade é terminar minha faculdade”. H.C. hoje trabalha no (...).
FUNÇÃO D: L. S. L.
L.L. se destacou no ano passado como (...) na Regional Ceará. Mas L., na (...) desde 2002, já é personagem conhecido nos eventos que destacam as melhores práticas na Regional. Em 2010 também foi premiado pela participação no Programa (...). Pela segunda vez, já que sua participação também é destaque em 2009. Em 2005, foi escolhido (...) da Regional. Qual é o segredo? “...É chegar na hora, andar com fardamento sempre limpo, cumprimentar as pessoas, é uma trajetória. O conselho que eu dou é que a pessoa se dedique, que se comprometa com o trabalho”. Para L., que já trabalhou noite adentro como (...) em outra empresa, o reconhecimento é resultado de uma atitude de compromisso: “Eu nunca fiz nada aqui na empresa esperando prêmio e reconhecimento, isso é uma consequência, mas tudo bem, se está chegando, está chegando como um acréscimo do que estou fazendo. (...) Toda minha vida profissional foi assim, de dedicação, assiduidade”. O (...) afirma que tem a mesma motivação de quando começou, e está sempre querendo progredir – já participou do Projeto de (...), do (...), e de várias seleções internas. A energia e a motivação de L. são dedicadas ainda a um trabalho de Responsabilidade Social, que ele realiza junto com sua esposa em instituições de caridade, creches e orfanatos.
CONVÊNIO SESC: Sem invenções, só oquê-quando-onde-etc. Foi acrescentada uma lista de endereços.
Os funcionários da (...) agora podem desfrutar de todos os benefícios do Serviço Social do Comércio – SESC. A (...), firmou um convênio para que seus funcionários possam se associar à instituição. O SESC é uma organização privada sem fins lucrativos que tem como objetivos o "desenvolvimento da cidadania" e a "melhoria da qualidade de vida", atuando como "agente facilitador da transformação da sociedade". O programa de ação é dividido em 5 eixos: Assistência, Cultura, Educação, Lazer e Saúde. As atividades culturais incluem opções para todos os gostos: exposições de artesanato, cursos de dança do ventre, clubes de leitura, práticas e competições esportivas, turismo, e muito mais. O SESC disponibiliza ainda serviços como atendimento odontológico, cursos de informática e idiomas. Aqueles que desejam cooperar na "transformação da sociedade" podem se envolver com os projetos de voluntariado e formação de movimentos sociais.
O SESC possui 9 unidades de serviços: 3 em Fortaleza, e mais 6 no interior, nas cidades de Juazeiro, Crato, Sobral (3 unidades) e Iguatu. Em Caucaia fica a Colônia Ecológica de Iparana, na Praia de Iparana, com locais para hospedagem, camping, parque aquático e salão de eventos. O Projeto SESC LER trabalha com EJA – Educação de Jovens e Adultos, porém atua também na formação de leitores, com ações como contação de histórias, rodas de conversa e rádio SescLer. O SESC LER possui unidades em Aracati, Crateús, Ibiapina, Itapipoca, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante.
Taxa por pessoa: R$12,00
Funcionário: contra-cheque atual, RG, CPF, comprovante de residência, foto 3x4.
Cônjuge: certidão de casamento, RG, CPF, comprovante de residência, foto 3x4.
Filho: certidão de nascimento, RG (se tiver), uma foto 3x4.
O próprio empregado deverá levar sua documentação de inscrição ao SESC, já que a entidade não permite a mediação das empresas conveniadas. Sugerimos que cada unidade escolha um funcionário responsável para levar até 10 propostas de adesão, segundo orientação do SESC. A carteirinha será válida até (...). A continuidade do convênio está condicionada à adesão de pelo menos 10% dos colaboradores da Regional.
Mais Informações: (...) 3255-7136, com (...).
SESC – 3464-9316.
Confira a programação completa: http://www.sesc-ce.com.br/content/aplicacao/SESC-CE/2007-principal/gerados/sesc_programacao.asp .
AGENDA JUNINA: A idéia era divulgar festas realizadas pela comunidade, mas encontramos, na web - a amante secreta dos jornalistas, muito mais festas patrocinadas por editais e empresas. Recorri, então, às redes sociais e contatos pessoais, onde recebi a notícia, por exemplo, do festival de MPB da Merucoa e a festa da Cumadi Paulina, ligada à Igreja Católica. Ah, e descobri uma tarefa para o estagiário de semestres vindouros, quando a contratação de novos jornalistas irá desafogar a Assessoria de Comunicação: atualizar o cadastro de mailing (associações culturais, autoridades etc.).
FORTALEZA
Conjunto Ceará XXXII ARRAIÁ LUIZ GONZAGA
Pólo Metropolitano Luiz Gonzaga
09 a 19 de junho de 2011: Festival De Quadrilhas, Bandas de Forró.
Etc.
DESTAQUE GERENTE (...): Novamente o foco na pessoa.
DESTAQUE GERENTE (...)
Este ano está sendo lançado um projeto-piloto na (...) que visa incentivar os gestores a manter o desempenho ótimo e alçar vôos mais altos. O Prêmio Destaque Gerente (...), idealizado por (...), coordenador do órgão, vem reconhecer aqueles gestores que contribuem para o padrão de qualidade (...). "A idéia surgiu quando a (...) nos contatou perguntando sobre os destaques da Regional. Então eu percebi que nós tínhamos os dados, mas faltava a informação", conta (...), que contou com o apoio da gerente (...). Para o coordenador, tão importante quanto produzir históricos e relatórios comparativos é "valorizar o material humano".
A premiação é dividida em 6 categorias. "Dividimos por (...), etc., para que houvesse uma comparação igualitária", afirma (...). São utilizados dois grupos de mecanismos na avaliação: os indicadores de desempenho e os indicadores de gestão. Aqueles, ligados às atividades operacionais, contam na premiação mensal; estes, que dizem respeito à supervisão dessas atividades, são acrescentados na eleição dos melhores do ano. "O prêmio é importante pra que os dados não fiquem apenas no sistema, mas mostrem que há alguém por trás deles".
A., da (...), é o 1º lugar como do Grupo I. A. compartilha a vitória com sua equipe: "O responsável maior pelo sucesso são os colegas. Eles, os atendentes, é que fazem o sucesso ou o fracasso da unidade". Gerente desde 92, A. já foi (...), sempre por seleção interna. Ele mostra a disposição de quem tem 30 anos de (...): "Se precisar, eu vou pro (...), eu vou pro atendimento, num tem essa, não". A unidade fica próxima ao (...), mas fora do corredor (...), "então, tem que valer a pena o cidadão (...) a mais". Para A., o Destaque Gerente (...) é um "reconhecimento pelo esforço": "A gente (gestor) é muito cobrado por todas as áreas. A gente tem que tentar, através de muito trabalho, muita dedicação, atingir as metas de (...)". Além de ser grato a Deus, sua família e o pessoal da unidade, o gerente tem um agradecimento especial a (...), a encarregada de tesouraria, "uma pessoa que a gente pode contar, que é mais que uma irmã".
"Cada dia é um desafio e uma situação diferente", afirma F., gestor da (...). F. é o 1º colocado no Grupo II, prêmio que coroa seus 25 anos de (...)-"com muito orgulho". "Sempre procuro fazer o melhor para desenvolver meu trabalho com ética e responsabilidade", declara o gerente. Mas o mais importante, para ele, é "trabalhar com fé em Deus. Através dele superamos todos os nossos desafios do dia a dia". F., que começou como auxiliar de (...), dedica a premiação aos seus companheiros da unidade. E agradece o apoio da (...), que " ...(vem) reconhecendo o papel que cada gestor desenvolve para o crescimento da Regional".
”Os clientes ficaram tristes com minha partida e alguns até choraram. Isso é gratificante demais" – declara R., gerente da (...), sobre sua saída da (...). Nesta mesma unidade, o reconhecimento oficial: o prêmio Destaque no Grupo III. R. não acredita em uma fórmula para o sucesso: "... (há) alguns passos simples que podemos fazer dia a dia no nosso trabalho para que alcancemos sucesso como respeitar os clientes, saber ouvi-los e identificar suas necessidades ". Sua visão de gestão é marcada não apenas por metas, mas também por uma preocupação com as pessoas: " O gestor ... é aquele que busca acompanhar, ensinar, aprender e servir aos colegas". É muito bom e estimulante ser reconhecido por um trabalho bem feito", declara R., que afirma estar com a "sensação de dever cumprido". A gestora da (...) está na (...) desde 2006, e começou como (...).
"Sempre é bom ser reconhecido, elogiado. Principalmente quando você assume um cargo de confiança no inicio da sua caminhada na organização" – afirma H., que ganha seu primeiro prêmio com apenas 1 ano e 2 meses de (...). Gestor da (...), H. é o 1º lugar do Grupo IV do Destaque Gerente (...), e aconselha: "Ele (o gestor) deve estar atento a tudo, mas não deve centralizar tarefas. É importante ouvir seus colaboradores". Procurar ter autonomia é outra dica do gerente de (...), que foi elogiado pela coordenação. H. mora em (...), e só vê a família nos finais de semana, devido à distância. Para ele, a possibilidade de aprendizado e a estabilidade financeira são algumas das vantagens de se trabalhar na (...). Para todos nós, a vantagem é conhecer pessoas como o H..
Apesar dos critérios serem técnicos, baseados nos indicadores de qualidade, segundo a equipe da Coordenação de (...), alguns nomes destacam-se não apenas pelos resultados (...). H., responsável pela unidade (...), e F., responsável pela unidade (...), são exemplos de "proatividade" e "bom relacionamento". "O padrão é o material humano, é das pessoas que dependem os resultados relevantes", declara o coordenador da (...). (...) termina a entrevista com a frase que escolheu como lema do evento (...).
O evento de premiação será no dia (...), no (...).
ATENDIMENTO TELEVISÃO X: A dificuldade é o jornalismo industrial. Em um de nossos atendimentos, um produtor telefonou, um segundo profissional veio tentar uma entrevista, mas saiu apenas com informações adicionais, e um terceiro repórter efetivou a entrevista. O que esperar do produto final – editado por um quarto jornalista? Um dos repórteres que atendemos parecia não ter informações suficientes. A “bronca” dos assessores de imprensa com os jornalistas, é de que esses estão interessados no produto novo, na crise nova, nunca no cidadão.
O que é (...)? É a (...), que acontece de tempos em tempos devido a (...). Esta (...) é feita por (...), e cada (...) pode abranger (...), já que é feita de acordo com a (...) e não de acordo com a (...). Esse trabalho se utiliza dos relatórios produzidos por todos os (...). No (...), alguns (...) são (...), outros são (...), e a configuração (...) pode mudar completamente.
A unidade (...) atende a (...), que tem características que são um desafio ao (...): (.......................) Em relação a outras (...), como (...), que pode chegar a mais de (...).
Não são apenas os funcionários novatos, ou terceirizados que enfrentam esses problemas. Às vezes é necessário que alguns veteranos sejam transferidos, por exemplo, porque (...). E então, até o veterano que é realocado sentirá o impacto desses fatores. É necessário verificar se a reclamação se deve a um fato pontual, de determinada (...) etc.
MUDANÇAS NO MANUAL DE RH: A situação agora é a novidade – nem todos os gestores estão completamente a par das mudanças. Para a entrevista que fiz com um dos responsáveis do RH preferi indagar sobre a importância da mudança etc. No mais, foi o mesmo processo da Pesquisa de Opinião: ler o manual antigo, comparar com o novo, buscar exemplos para não ficar só na teoria. O que me faz pensar não em uma pós-graduação, mas em uma nova faculdade. Explico: eu precisei entender realmente aqueles termos técnicos, para depois traduzir. Não seria suficiente apenas repassar a informação. Acabei cortando grande parte do rascunho.
(...) novos critérios na captação de recursos humanos. Para isso, a Diretoria de RH, realizou algumas mudanças no Manual de RH, buscando profissionais cada vez mais capacitados. "(...) uma empresa de âmbito internacional. E uma empresa de âmbito internacional tem na formação acadêmica a sua principal base de enriquecimento", afirma o Gerente de Recursos Humanos L.C.. Uma das principais mudanças diz respeito às regras de ascensão. Agora, qualquer funcionário pode se candidatar a qualquer função – independentemente do cargo que ocupe. Por exemplo (disponível em www.etc.etc.br), para um recrutamento de Supervisor (...) ou Coordenador (...), podem se inscrever agora tanto o Técnico quanto o (...) – mesmo que esse último não (...). Outra regra importante considera a (...) como critério de elegibilidade. (...). Ainda há melhorias a serem feitas no projeto global de captação de Pessoal. "(...) já definiu a estrutura dos cargos. Mas ainda há uma lacuna em relação às funções. A idéia é, futuramente, criar uma tabela correlacionando cargo e atividade". E quando, durante um recrutamento, aparecer essa lacuna? "O Setor de Captação vai trabalhar junto com a área demandante", explica o Gerente de RH. L. afirma que "a meta (...) com essa mudança é incentivar os estudos."
PERFIS: Mostra as atividades que os (...) exercem fora da (...). O objetivo é valorizar atividades culturais, a criatividade, o tempo com a família e os amigos. A idéia foi minha, mas já havia surgido há algum tempo e estava “na gaveta”. Depois de uma conversa rápida com o pessoal da Assessoria de Comunicação, descobrimos vários personagens, e a Coordenação decidiu que podia render uma boa matéria, com suíte. Nas entrelinhas, pode funcionar como contraponto às mudanças no Manual de RH – que exigem mais qualificação dos funcionários.
J.W.B.O. tem 25 anos de (...). Trabalha no (...) como (...). Ah, W. também é dono de uma funerária. "Na realidade, a minha mulher sempre trabalhou em coisas totalmente diferentes. A gente tinha uma confecção, aí não deu certo, ela tentou aquela de cosméticos (...). A gente foi entregar um currículo e tava chamando pra supervisor. Nós não encontramos o número que a gente queria, e quando a gente viu, era uma funerária. A gente olhou assim, 'Ah, já 'tamo aqui, vamo' entrar'". Depois de trabalhar em 3 funerárias, dona nomedamulherdow. fica conhecendo o ramo e o casal decide abrir seu próprio negócio. A (...) já funciona há 2 anos e meio no bairro (...). "Nem parece funerária, é um escritório normal, já essa parte aí, de caixão, é toda reservada". É que W., quando criança, "passava era longe" de funerária. Dona nomedamulherdow. gerencia o negócio, e W. lhe auxilia quando encerra o expediente na (...). O casal pensa em uma capacitação para melhor gerir a empresa e atender os clientes: "O negócio tá até organizado, mas precisa ver alguma coisa no Sebrae, uma assessoria, pra melhorar", declara W. Está nos planos um convênio com a (...), mas a (...) já tem vários (...) como associados. Porém nem só de Negócios vive uma empresa. A (...) promove regularmente eventos para seus associados: "A gente tentou fazer diferente, lá vive tendo festa, e lota mesmo, Dia das Mães, essas coisas (...) A gente contrata enfermeira, tira glicemia de graça, pressão, tem sorteio de eletrodoméstico, dinâmica, brinde de todo jeito. Parece que tá em casa". As atividades chamam a atenção de vizinhos e amigos, e o casal decide abrir os eventos para não-associados - gratuitamente. Nem parece funerária.
Considerações finais
O estágio na Assessoria de Comunicação da (...) trouxe uma nova visão do Jornalismo. O periodismo midiático é carente, ou pobre, de alguns elementos que são fundamentais na Comunicação (...). A busca do novo, da audiência, do urgente, tem afastado o jornalismo do interesse público – sem esquecer das pressões políticas, que nem só de técnica é feita essa profissão. A atividade na Assessoria de Comunicação da regional Ceará chama a atenção pelo cuidado com o bem público e com a marca: seja na amplitude de temas e entrevistados no boletim interno, que mostra a diversidade cultural na empresa; seja na busca pela qualidade na organização dos eventos; seja na busca pela informação correta. A qualidade não caiu, apesar da quantidade de serviço ter aumentado esse último ano.
Embora não tenha participado de nenhum evento, considero como parte significativa do estágio a conscientização sobre a questão do Marketing. Os eventos culturais e esportivos, e os eventos de negócios que (...) patrocina contribuem mais na divulgação da marca do que informes publicitários fixos, passivos, rasuráveis. Ações duram mais tempo na memória que importa - a afetiva.
Aqui, percebi o jornalismo não como o “setor de notícias”, mas como parte de um sistema. A função de relacionamento da Assessoria de Imprensa pode ser mais tranqüila se o setor de Ações Institucionais funcionar bem. O setor de Ações Institucionais pode fazer mais se a Assessoria de Imprensa detectar uma demanda, ou nicho. E ambos dependem de, e atuam sobre a conscientização e do trabalho que gestores e colaboradores fazem com relação às informações da empresa. Em grandes corporações como (...), de setores pulverizados geografica e funcionalmente, é a Comunicação que integra as pessoas e mostra a identidade da empresa para os de fora. Exigindo assim mais habilidades do que uma faculdade possa oferecer. Viva o Estágio.
imagem:Charles Stut University
Nenhum comentário:
Postar um comentário