segunda-feira, 17 de agosto de 2009

OPINIÃO PÚBLICA: DECIFRANDO AS PESQUISAS

20 Perguntas que um Jornalista Deve Fazer Sobre Pesquisas de Opinião Pública

1. Quem fez a Pesquisa?
2. Quem pagou pela Pesquisa e qual o seu Objetivo?
3. Quantas pessoas foram entrevistadas?
4. Qual o método usado para escolher os entrevistados?
5. De que área (Nação, Estado ou Religião) ou de que grupo (profissional, político, social) os entrevistados?
6. Os Resultados são baseados nas respostas de todos os entrevistados?
7. Quem foi e quem não foi entrevistado? Ou as taxas de resposta tem alguma importância?
8. Quando a Pesquisa foi realizada?
9. Como eram conduzidas as entrevistas?
10. Como foram feitas as pesquisas pela Internet?
11. Qual é a margem de erro para os resultados da Pesquisa?
12. Quem está em primeiro?
13. Que outros fatores podem prejudicar ou interferir nos reultados das pesquisas?
14. Que perguntas foram feitas?
15. Qual a ordem em que foram feitas?
16. Foram feitas Pesquisas do tipo Push Poll?
17. Que outras Pesquisas foram realizadas sobre o mesmo assunto? Os resultados são os mesmos? Se são diferentes, qual a razão?
18. Foram realizadas Pesquisas de boca de urna? Como?
19. O que mais precisa ser incluído no relatório da pesquisa?
20. A Pesquisa está pronta. Os resultados parecem bons. Devo publicar?

Texto: Tradução/Adaptação de 20 Questions A Journalist Should Ask About Poll Results, documento da National Council on Public Polls - NCPP.org, site acessado em 18/08/09.
imagem:"Nose to nose: Obama 48 Clinton 47 %", TheWashingtonNote.com, acessado em 18/08/09

Um comentário:

Anônimo disse...

Henrique amigão, essa história de pesquisa, eu considera mais uma indução do que opinião. Em eleições por exemplo a maioria menos informada se baseia em pesquisas para decidir seu voto. Acho que não deviam ser publicadas pesquisas desse tipo para não influenciar o eleitor. Outro tipo de pesquisa, que não eleitoral tem de ser divulgada é claro.
Abração meu amigo!!!!